Fapan Paraíso do Norte

Tecnólogo em Serviços Jurídicos

Tecnólogo em Serviços Jurídicos

Tecnólogo em Serviços Jurídicos

Diploma: Tecnólogo em Serviços Jurídicos
Total de vagas anuais: 100
Turno de funcionamento: Noturno

Investimento

Mensalidade: 780,00*
Modalidade: ensino presencial
Data início do curso: início primeiro semestre de 2018
Regime de matrícula: semestral

O Curso

Carga horária disciplinas: 2.000 horas
Atividades Complementares: 100
Carga Horária Total: 2.100
Libras Opcional: 40
Carga Horária com libras: 2.140

Autorização

Dados da autorização do curso:

Portaria de Autorização SERES/MEC Número 376 de 24 de abril de 2017 publicada no Diário Oficial da União Nº 78 de 25 de abril de 2017.

Apresentação

O curso de Tecnólogo em Serviços Jurídicos prepara profissionais para atuar desenvolvendo atividades relacionadas à gestão, comunicação e planejamento estratégico, além de poder desempenhar atividades administrativas em escritórios de advocacia, auditoria jurídica, departamentos administrativos e de recursos humanos de empresas públicas e privadas, bem como em cartórios extrajudiciais e judiciais, ofícios e secretarias das Varas e Seções Judiciárias das Justiças Comum e Especiais das esferas Estaduais e Federais. Além disso, pode atuar também em serviços administrativos de órgãos do setor público em todos os âmbitos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas e Procuradorias.

Portaria de Autorização SERES/MEC Número 376 de 24 de abril de 2017 publicada no Diário Oficial da União Nº 78 de 25 de abril de 2017. Duração do curso: 2 anos e meio (5 semestres) Carga Horária: 2.100 horas + 40 horas LIBRAS Opcional .

O que você precisa saber?

É o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, sob a orientação do profissional responsável, preparando a execução de procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público. Profissional com visão sistêmica do seu papel no que se refere ao meio ambiente, à saúde e segurança na sociedade.

O mercado de trabalho do TECNÓLOGO EM SERVIÇOS JURÍDICOS é bastante vasto, indo desde empresas privadas, onde pode trabalhar em departamentos jurídicos, departamento de recursos humanos, departamento financeiro e contábil, assim como em escritórios de advocacia e escritórios de auditoria jurídica e Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC); até o setor público, onde pode atuar nos departamentos administrativos que necessitem de assistentes com conhecimento técnico-jurídico, assim como em tribunais arbitrais, cartórios extrajudiciais e judiciais, ofícios e secretarias das Varas e Seções Judiciárias das Justiças Comum e Especiais das esferas Estaduais e Federais, através de ingresso por concurso público quando necessário.

O TECNÓLOGO EM SERVIÇOS JURÍDICOS é o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como auxilia no cumprimento das determinações legais atribuídas a tribunais arbitrais, cartórios extrajudiciais e judiciais, ofícios e secretarias das Varas e Seções Judiciárias das Justiças Comum e Especiais das esferas Estaduais e Federais, através de ingresso por concurso público quando necessário, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos, prestando atendimento ao público. O Mercado de trabalho para este profissional é listado abaixo:

a) Empresas privadas: departamentos jurídicos, departamento de recursos humanos, financeiro e contábil, escritórios de advocacia e escritórios de auditoria jurídica e Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC).

b) Setor Público: departamentos administrativos que necessitem de assistentes com noções de conhecimento técnico-jurídico e de gestão administrativa, para ocupar cargos administrativos em cartórios extrajudiciais e judiciais, Fóruns, Secretarias, Seções Judiciárias da Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Ministérios Públicos, Procuradorias, Tribunais de Justiça, Tribunais Federais, Tribunais Superiores e Tribunais arbitrais.

• Desenvolver técnicas de atendimento ao cliente interno e externo (recepção, controle da agenda).

• Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral.

• Auditor Contábil Externo e Interno

• Identificar a importância do planejamento e organização de sistemas específicos de controles internos, compreendendo delegações de funções, segregações de trabalho, sistemas de classificação de documentos, calendários, eventos legais ou internos.

• Identificar características e aplicar procedimentos de metodologia de pesquisa técnica e científica.

• Aplicar e avaliar novas tecnologias em relação àquelas já utilizadas, levando em conta agilidade dos equipamentos e a diversidade das funções.

• Identificar a origem e o destino de documentos e processos de acordo com determinação do profissional técnico responsável.

• Aplicar métodos e instrumentos de controle de atos processuais por meios convencionais e por meios eletrônicos, conforme orientação do profissional técnico responsável.

• Analisar técnicas e processos de operacionalização dos fluxos de trabalho em escritórios de advocacia, empresas e instituições privadas ou públicas, atendendo o público, cumprindo determinações legais, expedindo documentos, registrando informações, e procedendo ao arquivo de processos e de documentos em geral.

• Contribuir para a identificação de formas de organizar das atividades em instituições privadas ou públicas, sugerindo soluções para a construção de metodologias operacionais e da divulgação de normas.

• Contribuir para a identificação e avaliação da importância de documentos gerenciais e de informação técnico-administrativa, operacionalizando todo seu trâmite, desde sua chegada até sua incorporação no arquivo, conforme metodologias e orientações internas.

• Expressar-se com autonomia, clareza, precisão e adequadamente conforme o contexto em que se dá a comunicação.

• Ter iniciativa, criatividade e determinação política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.

Missão & Objetivos

  • Missão do Curso

    Formar um profissional diferenciado com capacidade para desenvolver atividades de gestão, apoio e suporte para profissionais da área jurídica e demais áreas onde possam atuar, sendo proativo e empreendedor dentro de sua área de atuação.
  • objetivo geral

    Formar profissionais para atuação em serviços de gestão administrativa, execução de serviços de apoio técnico administrativo e de suporte em escritórios de advocacia, auditoria jurídica, recursos humanos e em departamentos administrativos de organizações públicas e/ou privadas.
  • objetivos específicos

    • Auxiliar o profissional jurídico na gestão administrativa de processos jurídicos e administrativos, fazendo o cadastramento, acompanhamento e arquivamento de forma física ou virtual em sistemas internos de informação.
    • Ser responsável pela inserção de dados, prazos, conforme orientação profissional.
    • Auxiliar no gerenciamento administrativo de escritórios de advocacia, auditoria jurídica, recursos humanos e em departamentos administrativos de organizações públicas e/ou privadas.
    • Prestar atendimento ao público captando informações para agendamento de consultas profissionais.
    • Fornecer ao público informações dos serviços prestados pelo profissional contratado, conforme orientação deste.
    • Informar quanto a situação do acompanhamento de processos administrativos e/ou judiciais, conforme posição orientada pelo profissional responsável.
    • Comunicar-se utilizando terminologia técnica das áreas de gestão e jurídica.
    • Cumprir procedimentos administrativos determinados e sob orientação do profissional responsável.

Matriz Curricular

Fapan Paraíso do Norte