Fapan Paraíso do Norte

Licenciado em Pedagogia

Curso Graduação Licenciado em Pedagogia

Curso Pedagogia

Diploma: Licenciado em Pedagogia
Total de vagas anuais: 100
Número de alunos por turma: 50
Turno de funcionamento: Noturno

Investimento

Mensalidade: 710,00*
Modalidade: ensino presencial
Regime de matrícula: seriado semestral

O Curso

Carga horária: 3.220 horas
Integralização da carga horária:
Tempo mínimo: 8 semestres

Reconhecimento

Dados de reconhecimento do curso:

Portaria de Reconhecimento n 914 de 14 agosto de 2017

Apresentação

A Graduação Executiva da FAPAN é a opção certa para profissionais formados em áreas afins aos cursos oferecidos, que procuram uma nova graduação, mas não dispõe de tempo suficiente para aulas diárias. Pensando nesses profissionais a FAPAN oferece a possibilidade de uma segunda graduação de nível superior de forma intensiva, com metodologia própria e flexibilidade de tempo. Não se trata de um novo curso. O que é novo é forma de oferecê-lo tornando-se mais prático para aqueles profissionais que não têm tanto tempo para cursar uma nova graduação em 4 ou 5 anos. Aproveitamos toda a formação e experiência dos profissionais já formados, por isso o nome Graduação Executiva..

O que você precisa saber?

O profissional da educação a ser formado pela FAPAN deverá apresentar as características abaixo elencadas. Considerando as propostas de Diretrizes Curriculares para Pedagogia e as Diretrizes para formação de professores do CNE. O profissional deverá estar preparado para:

I. Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;

II. Dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;

III. Atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico - cientifica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;

IV. Ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento cientifico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;

V. Contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões da prática educativa;

VI. Exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;

VII. Responsabilizar-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos;

VIII. Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;

IX. Incentivar atividades de enriquecimento cultural;

X. Desenvolver práticas investigativas;

XI. Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;

XII. Orientação para resultados;

XII. Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;

XIII. Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;

XIX. Ter uma visão de totalidade do trabalho pedagógico, no âmbito escolar ou não escolar;

XX. Participar da elaboração do projeto educativo da escola, planejar, executar e avaliar sua progressiva implementação

XXI. Atuar com espírito de autonomia e de trabalho coletivo no âmbito escolar ou não escolar;

XXII. Ter uma postura ética, solidária e científica, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino;

XXIII. Ser consciente da necessidade de sua permanente atualização como pedagogo;

I. Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;

II. Compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;

III. Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;

IV. Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;

V. Capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;

VI. Capacidade para trabalhar junto a alunos com necessidades especiais de modo a assegurar seus direitos de cidadania;

VII. Capacidade de estabelecer diálogo entre as ciências da educação e as ciências humanas e da natureza;

VIII. Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;

IX. Capacidade para dominar processos e meios de comunicação e de informação em suas relações com problemas teóricos e práticos da educação;

X. Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados às práticas pedagógicas;

XI. Capacidade de atuação nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico e administrativo da escola, no planejamento escolar, na execução e avaliação da proposta pedagógica;

O pedagogo pode atuar nas áreas de educação formal e não formal.

• Na área de Educação formal, esse profissional pode atuar em docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Ainda nessa área, ele pode atuar tanto em gestão educacional, exercendo funções diretivas e de suporte pedagógico em escolas públicas e particulares, como em supervisão escolar, planejando e garantindo a qualidade do ensino, orientando professores e elaborando sindicâncias e processos administrativos

• Na Educação não-formal o profissional da educação pode atuar em prefeituras, empresas, organizações não governamentais e instituições comunitárias, implantando e acompanhamento o desenvolvimento de projetos educacionais.

Missão & Objetivos

  • Missão do Curso

    Buscar ajustar os princípios da formação docente para a educação infantil, as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a educação especial e educação de Jovens e Adultos, aos novos parâmetros da educação nacional.
  • objetivo geral

    Formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania e, também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.
  • objetivos específicos

    • Os objetivos específicos do curso contemplam e inter-relacionam às distintas áreas de atuação do pedagogo: docência na educação infantil, educação especial, séries iniciais do Ensino Fundamental e educação de Jovens e Adultos; gestão educacional (administração escolar, coordenação e supervisão educacional), visando o trabalho pedagógico na educação formal e não formal. Para tanto se propõe a:
    • I. Incentivar e orientar o estudante para a excelência acadêmica.
    • II. Desenvolver no profissional da educação uma postura ética-política comprometida com a melhoria da qualidade do ensino.
    • III. Possibilitar ao pedagogo a construção de conhecimentos específicos da docência e do processo ensino-aprendizagem.
    • IV. Formar o administrador escolar, o supervisor ou coordenador pedagógico para organizar e gerir sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais.
    • V. Favorecer condições ao pedagogo para a produção do saber científico e tecnológico no campo educacional.
    • VI. Oferecer condições para o profissional atuar em realidades e espaços educativos diversos (ONGs, Conselhos Tutelares, postos de saúde, igrejas, penitenciárias, hospitais) ou ainda em ações coletivas e culturais com jovens, meninos de rua ou outras.
    • VII. Capacitar o estudante para pesquisar e propor soluções para os problemas educacionais da escola.

Matriz Curricular

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