Fapan Paraíso do Norte

Bacharel em Ciências Contábeis

Curso Graduação Bacharel em Ciências Contábeis

Curso Ciências Contábeis

Diploma: Bacharel em Ciências Contábeis
Total de vagas anuais: 100
Número de alunos por turma: 50
Turno de funcionamento: Noturno

Investimento

Mensalidade: 870,00*
Modalidade: ensino presencial
Data início do curso: desde 09/02/2009
Regime de matrícula: seriado semestral

O Curso

Carga horária: 3.079 horas
Integralização da carga horária:
Tempo mínimo: 8 semestres
Tempo máximo: 16 semestres

Reconhecimento

Dados do reconhecimento do curso:

Portaria de reconhecimento do Curso nº 189 de 1º de Outubro de 2012, publicada no Diário Oficial da União do dia 03 de Outurbo de 2012, páginas 16 e 17, Seção 1.

baixar resolução

Missão do Curso

A missão do curso é formar profissionais que valorizem a ética e a excelência no exercício da profissão, dentro de uma visão gerencial, com a geração de informações voltadas para o processo de tomada de decisões, inseridos na contínua busca para a valorização do ser humano, bem como de responsabilidade ambiental e social, plenamente inseridos no desenvolvimento local, regional e nacional da comunidade.

O que você precisa saber?

O perfil desejado para os egressos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte foi estruturado a partir de subsídios das Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº. 10 CNE/CES, de 16/12/2004), a qual sugere que estes deverão ao final do curso estar dotados de competências e habilidades que os tornem aptos a atenderem as demandas dos agentes econômicos e gestores patrimoniais, favorecendo o pleno cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade.

Logo, deverá o profissional graduado em Ciências Contábeis pela FAPAN:

I. Ter uma visão global quanto às questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e suas influências nas alterações patrimoniais, nos diferentes modelos organizacionais;

II. Ter uma visão dinâmica da empresa, pela interpretação dos registros das mutações patrimoniais;

III. Possuir pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;

IV. Servir de apoio à administração superior (pelo conhecimento de técnicas estatísticas e de economia de mercado e pela visão financeira e de produção) os processos decisórios e de controladoria, revelando capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação;

V. Colaborar por meio da sugestão de metas e estratégias, para que a empresa alcance os seus objetivos (que poderão incluir a maximização do lucro) e sua maior participação social da coletividade.


Principais habilidades e competências adquiridas pelos graduados de Ciências Contábeis da FAPAN:

I. Utilizar, de forma correta a linguagem contábil e atuarial, sob a abordagem da teoria da comunicação;

II. Desenvolver visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil;

III. Elaborar relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

IV. Articular, motivar e liderar equipes multidisciplinares para a captação de dados, geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

V. Utilizar raciocínio lógico e crítico-analítico para a solução de problemas;

VI. Gerar informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania.


Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;


Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade;

Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

VII. Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas por meio da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

Cabe destacar que outras resoluções posteriores emanadas pelo CFC objetivaram delinear e regulamentar a atuação do profissional contábil, com destaque para a Resolução CFC 560/83, que delimitou a atuação em comum do contador e do técnico, bem como as atribuições privativas dos contadores. O contador pode exercer suas atividades na condição de autônomo, profissional liberal, empregado regido pela CLT, servidor público, militar, empresário individual, sócio de qualquer tipo de sociedade, diretor ou conselheiro de quaisquer entidades, ou em qualquer outra situação jurídica, podendo exercer qualquer tipo de função, conforme preceitua a Resolução CFC nº 560/83.

Para tanto, o profissional deve possuir diversas habilidades. No cenário atual, a modernização do conhecimento é uma necessidade. Como exemplo, observa-se uma demanda crescente de profissionais para o terceiro setor; outro exemplo, é a demanda por contadores com conhecimentos em contabilidade ambiental. Como fato recente, destaca-se a alteração na legislação das sociedades anônimas, que exige dos profissionais conhecimentos em contabilidade internacional, principalmente das práticas adotadas pelo International Accounting Standards Board – IASB.

Como se vê, o campo de atuação é muito vasto. Sua atuação está inserida da microempresa à empresa de grande porte; das atividades pastoris ao e-business. Abaixo, são citadas algumas áreas de atuação do profissional contábil: Em empresas: planejador tributário, analista financeiro, contador geral, cargos administrativos, auditor interno, contador de custos, contador gerencial, atuário, controller, etc.

Como profissional independente (autônomo): auditor independente, consultor, empresário contábil, perito contábil, investigador de fraudes, etc. No ensino: professor, coordenador, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, etc. Em órgãos públicos: contador público, agente de fiscalização, diversos cargos de controladoria e finanças, tribunal de contas, oficial contador (forças armadas e polícia), etc,.

Pretende-se que o Bacharel em Ciências Contábeis formado pela FAPAN possua características profissionais que o levem a exercer a profissão de modo eficiente e eficaz atuando em varias áreas, como por exemplo:

• Analista contábil

• Assessoria e consultoria contábil

• Auditor Contábil Externo e Interno

• Conselheiro Contábil

• Consultor e Controlador de Arrecadação

• Controller (Controladoria)

• Professor

• Escriturador contábil e fiscal

• Fiscal de tributos

• Perito contábil

• Contador público

• Atuário

• Contabilidade Gerencial

• Gestão Financeira

• Gestão Fiscal

• Gestão de Custos

• Outras áreas que necessitem de conhecimento contábil, gerencial e fiscal para o exercício da profissão de contador

Missão & Objetivos

  • Missão do Curso

    A missão do curso é formar profissionais que valorizem a ética e a excelência no exercício da profissão, dentro de uma visão gerencial, com a geração de informações voltadas para o processo de tomada de decisões, inseridos na contínua busca para a valorização do ser humano, bem como de responsabilidade ambiental e social, plenamente inseridos no desenvolvimento local, regional e nacional da comunidade.
  • objetivo geral

    Formar contadores, capacitados e qualificados ao exercício profissional, dotados de senso analítico e crítico, orientados pelos valores morais de nossa sociedade e pela instituição, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das sociedades, com competência técnico-acadêmica da profissão.
  • objetivos específicos

    • O Curso se propõe, entre outros, alcançar, prioritariamente, os seguintes objetivos específicos:
    • I. Proporcionar visão ampla e abrangente dos sistemas de informações contábeis e gerenciais, habilitando o aluno a compreender, analisar e processar essas informações, incentivando-o a agir dentro dos princípios éticos, morais e legais.
    • II. Promover o bom relacionamento humano, dotando o aluno de competências e habilidades que viabilizem os agentes econômicos e seus prepostos, o pleno cumprimento de responsabilidades perante a sociedade.
    • III. Capacitar e preparar o aluno na assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais, de interpretar tendências de mercado, sem perder a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais.
    • IV. Prepará-los para a compreensão das especialidades da profissão contábil, tornando-os capazes de absorver as informações necessárias para se tornar especialista em qualquer uma das áreas de ação desta profissão.
    • V. Oferecer formação humanística adequada ao exercício profissional, habilitando-o a uma compreensão do meio em que vive, seja social, político, econômico ou cultural.

Matriz Curricular

Fapan Paraíso do Norte